PESQUISE NO BLOG

quinta-feira, 31 de maio de 2012

VW GOL CONTINUA ENCALHADO E EM FALTA

O carro mais sem graça do Brasil e também o mais vendido, está em falta nas redes de concessionárias da VW. Mas o Gol em falta é G5 1.0 pelado, o peladão mesmo, nem conta-giros esse troço tem.


O Gol peladão está em falta porque o brasileiro, de um modo geral, passou a comprar carros mais completos e mais potentes. Já o Gol mais equipado encalhou. Isso porque os números das vendas, depois dos feirões deste último fim de semana, não foram nada animadores. As vendas continuam baixas e o efeito IPI reduzido de nada adiantou.

Por isso os outros modelos Trend, I-Trend, Black e o escambau a quatro, estão encalhados. E estamos falando do Gol, o carro mais vendido do Brasil! Se ele encalhou o resto então...

Existem duas teorias para tal efeito. A primeira é que a maioria dos brasileiros estão endividados. A segunda é porque a queda no preço não foi tão vantajosa. E realmente não foi. Ainda tem a desvalorização do usado, que em alguns casos chegou a 20%.

O governo e as montadoras esperavam recorde de vendas com a redução do IPI e não foi o que aconteceu. Agora o governo vai ter que fiscalizar melhor o mercado para que isso dê certo. Não adianta reduzir o preço dos carros 0km em 10% e os usados caírem em 20%. Está passando da hora do governo meter olho nas revendas, que lucram cada vez mais com os carros usados.

Por outro lado, os baixos números da tal “corrida às revendas”, logo depois do anúncio do IPI, mostram que o comportamento do brasileiro está mudando. Pela primeira vez, começo a acreditar que o brasileiro está aprendendo a poupar e dar mais valor ao pouco que ganha.


13 comentários:

  1. O problema do Gol é que os equipamentos são muito mais caros que dos outros carros. E a qualidade desse Gol G5 é discutível.

    ResponderExcluir
  2. Ri muito do seu recalque, fieteiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O carro encalha e eu sou o "fieteiro"? Sorte sua que o post é do dia 31 de maio. Hoje dia 7, as noticias são outras. As vendas aumentaram e o Gol voltou a vender bem. Mas como sou "fieteiro" não vou fazer um post sobre isso.

      Excluir
  3. Trabalho com venda de veículos e esta completamente errado esse seus post, acho que uma melhor verificação no que posta seria mais interessante e lhe traria mais credibilidade
    No Brasil mesmo carros tendo desvalorização de ate 12/17 % apenas na saída da revenda ainda é menor que em outros países, onde o mesmo carro você pode pagar 3 anos apos a compra dele, 50% do valor que foi revendido, no Brasil, esse valor não chega perto de 30%, com exceção de mudança de desenho.
    Redução de IPI é para enganar bobo, para se ter ideia, numa revenda da Fiat, no feirão de final de semana com IPI reduzido, teve um total de 117 fixas para aprovamento de cadastros de clientes, e somente 3%, isso mesmo, 3% foram aprovados, ou seja, de 117 4 fixas aprovadas, pelo simples motivo, o Banco não libera credito, não adianta você achar que a taxa ou jros baixou, com isso o lucro do bando abaixa, e ele segura o emprestimo, pois prefere não emprestar e esperar o juros subir e assim ter mais lucro, para se ter uma ideia, quando a taxa de juros chegou a 3,5%, foi o período de mais venda de veículos, pois o comprador ao contrário do que falam, não se importa se vai estar mais alto ou mais baixo, se caber no seu orçamento e a fixa ser aprovado ele ta feliz, indiferente se a parcela será de 500 reais ou 650, se ele pode pagar 150 a mais, e levar o carro, ele nem perde tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja bem anônimo, no dia 27 de maio estive em três concessionárias VW na zona Oeste de São Paulo e realmente duas delas não tinham o Gol G5 1.0 peladão. Todos os vendedores que me atenderam disseram a mesma frase: “O gol pelado nós não temos porque hoje em dia todo mundo quer pelo menos com ar.” Já o Gol com ar, direção e algumas coisinhas a mais, nas três concessionárias, tinha e aos montes.
      Sobre a desvalorização, o meu carro que no fim de semana anterior da redução de IPI, valia 19.500 foi avaliado (nas três) por 15.000. Isso nos primeiros dias de IPI reduzido. Hoje você pode constatar uma desvalorização em todas as revendas pelo país. Você mesmo que trabalha em uma, se já não fez, vai ter que remarcar o preço de todos os seus carros. Ou você vai querer vender um Gol usado por 27 mil sendo que o zero é 30? É claro que quando o IPI voltar em agosto, os carros usados vão voltar a ter uma desvalorização normal.
      E concordo com tudo o que você disse sobre a redução de IPI ser pra enganar bobo.

      Excluir
    2. Para trabalhar com vendas , não estão exigindo nem ensino médio? Fixas... aprovamento... Credo hein?

      Excluir
    3. Na minha opinião, de tanto os brasileiros verem em sites europeus e norte americanos, os preços que eles lá fora pagam, estão se dando conta o quanto são idiotas por pagar os carros mais caros do planeta, sem falar, os mais atrasados!

      Excluir
  4. ao meu ver o que anda acontecendo com os carros das quatro principais montadoras ( FIAT, WW, Ford, Chevrolet) e que estao perdendo espaço para as outras marcas que vendem carros mais completos e melhores com um preço muito bom.
    e foi justamente isso que fiz quando fui trocar meu carro pesquisei analisei tirei por experiencias passadas destas marcas e corri longe delas.

    ResponderExcluir
  5. O Gol encalhou porque fizeram um projeto de merda deste Gol G5 que queimou o modelo da VW, foram milhares de problemas deste carro entre eles fundiam o motor com apenas 100 km rodados, então só besta pra pagar uma grana preta num abacaxi destes!!!

    ResponderExcluir
  6. Bem ou mal,as pessoas ainda confiam nas 4 grandes,devido a tradição,preço e custo de manutenção.Experimente comparar peças de Renault,Nissan,Peugeot e Toyota com peças das 4 grandes.Tem mais,devido a escala de vendas,certas peças só são encontradas nas autorizadas com aquele precinho "legal" e "justo" que conhecemos.Cometi a besteira de comprar um Honda Fit,tremendo carrão bonito,moderno,status,coisa e tal.Mas o custo do seguro,Ipva e peças me fez cair na real.Resultado,vendi o bebedor e comprei um Fox completo zerinho.Brasileiro precisa por o pé no chão ter juízo de gente grande.A gente se deslumbra e acaba vendo que tá vivendo só para olhar para o carro,pagar Ipva e seguro só prá exibir pros vizinhos.Somos sub-desenvolvidos num país sub-desenvolvido.Temos os carros que podemos ter e nada mais.

    ResponderExcluir
  7. Tenho um gol G5 serie especial Rock n Rio, é super bem acabado, economico e não dá problemas, não vejo porque chamar de abacaxi. Talvez vc seja mesmo com se autodefine, mesmo um zé ruela...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O gol é um carro muito bom, peças baratas, manutenção fácil, baixo índice de desvalorização e econômico, mas é um carro sem graça pra dedéu. E caro. Os brasileiros estão vendo isso e passando para outras opções. Se tem gente que quer pagar 48mil pra ter um Gol completo fazer o que né? Cada um sabe o que faz com o seu dinheiro.

      Excluir
  8. Realmente.

    O que tem graça mesmo é o novo uno.
    Aquilo sim é um carro bonito.

    (sarcasmo off)

    ResponderExcluir