Pular para o conteúdo principal

CHEVROLET ONIX E VW GOL G6 DUAS PORTAS


Ontem e hoje o Gol 2 portas e o novo Chevrolet Onix foram apresentados aos jornalistas na abertura do Salão do Automóvel 2012. Essa coisa da facilidade de fotografar e filmar com celulares e câmeras compactas mudou completamente o esquema de lançamento de um carro. Antigamente ninguém sabia como seria o carro. A marca soltava um ou outro detalhe, mas o mistério e a ansiedade eram enormes, até que uma revista especializada chegasse até as bancas.


A Chevrolet ainda está nessa. Digamos que ela ainda se encontra nos longínquos anos 90. A marca americana vinha mostrando um ou outro detalhe do Onix. Às vezes um pedaço do farol, outras vezes o painel Mylink. Mas todo mundo já sabia como seria o carro. Os sites “Autos Segredos”, “ Notícias Automotivas” e outros tantos espalhados pela rede já haviam divulgado fotos completas do carro há muito tempo.

O Onix também está preso nos anos 90 com os jurássicos motores. Muito bons por sinal. Aliás, sou capaz de afirmar que entre os 1.0 e 1.4 presentes no mercado, eles são os melhores. Em potência e principalmente confiabilidade.

Ainda não conheço o Onix de perto. Este encontro está marcado para quarta-feira. Portanto, não posso dar minha opinião sobre o carro. Já sobre com qual mercado ele irá brigar, aí todo mundo já sabe... Não vai ser fácil. A GM quer que o Onix brigue diretamente com o Gol. Acho provável, pois o consumidor brasileiro, embora tenha mudado muito, ainda é muito conservador em relação à marca. Mas com apenas duas opções de motores, o Onix pode perder espaço para o HB20 e o Toyota Etios. Principalmente em grandes centros onde a Hyundai vem crescendo a cada ano.

O preço também é um fator que vai atrapalhar. O Onix vai ser vendido a partir de R$29.990 enquanto o Gol a partir de R$26.690 na nova versão duas portas. Para quem ainda acha que o Gol duas portas não tem mercado, basta pegar os números do atual Gol G4 duas portas, que sempre impulsiona as vendas. O Gol duas portas tem mercado tanto para empresas quanto para particulares. Parece bobagem, mas por vinte e seis mil reais, vai ter gente apaixonada pelo Gol correndo para as concessionárias.

O Gol, para se manter na briga, vai ter que suar a camisa. Afinal ele vem com apenas duas opções de motores e bem fracos por sinal. O 1.0 do Onix tem 80cv enquanto o da VW tem apenas 76cv. Já o 1.4 do Onix possui nada menos do que 106cv. O 1.6 (!) do Gol apenas 104. E não adianta colocar o da GM como beberrão. O consumo dos dois carros vai depender mais do seu pé do que de qualquer outro fator. É evidente que um consome mais que o outro, mas sabendo guiar corretamente, essa diferença fica imperceptível.

A princípio, o Onix vai brigar diretamente com o Gol. É essa a aposta da GM. Mas a sua ameaça maior ainda é o HB20. Quem vai comer o maior pedaço do bolo, ainda é um mistério. É cedo para se afirmar qualquer coisa. Não se sabe se o Gol vai continuar vendendo como antes, como também não se sabe se o Onix vai ser um novo Corsa e muito menos se o HB20 vai ser uma bomba. O tempo dirá. Certeza só uma, o mercado está lindo de se ver. E a tendência é só melhorar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS VANTAGENS DE COMPRAR UM VW GOL

Muito tem se falado dos carros "nacionais". Uns metem o pau, outros elogiam e alguns até os veneram cegamente torcendo como se fossem times de futebol. A verdade é que existem vantagens e desvantagens nesses carros.

Num mercado tão peculiar como o nosso e cada vez mais exigente, fica difícil saber quais as verdadeiras vantagens de se comprar um automóvel "nacional". Vejamos então quais são as vantagens de se comprar um Gol, o carro mais vendido do Brasil, que hoje enfrenta uma queda brusca nas vendas por motivos óbvios.

CINCO CARROS 1.4 MAIS POTENTES

Sem delongas, vamos aos carros 1.4 "nacionais" mais potentes do mercado. Economia, conforto, espaço interno, nada disso vale aqui. O que vale é subir o morro tranquilo, com as bagagens e a família toda no carro. Será que isso é possível? Vamos à lista:


5 - Peugeot 207 1.4 16v
O 207 conseguiu uma façanha que parecia ser impossível. Ser menos potente que os motores Fiats. De imediato, os números não parecem surtir efeito. Mas é quando se anda no francesinho, que o desespero de pegar um morro vira rotina. O Citroen C3 tem o mesmo motor do 207.
Potência máxima (cv): 80,0 (G) / 82,0 (E) a 5.250 rpm
Torque máximo (kgf.m): 12,85 (G) / 12,85 (E) a 3.250 rpm

Ford vai utilizar o Microsoft HoloLens para projetar carros

Criticado por uns e amado por outros, o Microsoft HoloLens vem ganhando força no setor industrial. A prova disso é que a Ford se uniu à Microsoft para projetar seus carros em realidade aumentada.