PESQUISE NO BLOG

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

5 picapes que deveriam ser vendidas no Brasil

Você pode olhar os comerciais na tv, as revistas especializadas, a caminhonete do seu vizinho e pensar, “puxa, como essas caminhonetes são incríveis.” Mas infelizmente não é bem assim. É claro que na última década nós tivemos uma melhora, mesmo que mínima, nas ofertas de caminhonetes, mas estamos longe ter as melhores e mais eficientes picapes do mercado. Para provar isso, fiz uma rápida pesquisa entres os principais sites especializados dos EUA e selecionei 5 caminhonetes que se destacaram por lá e mereciam ser vendidas no Brasil.

Chevrolet Silverado 1500 LT – A Silverado não só ganhou elogios dos principais especialistas do mercado, como também é a queridinha de seus proprietários. Também pudera, com um motor V8 5.3 L, que rende cerca de 355cv, dá para puxar um sítio inteiro. A nossa S-10 Turbo Diesel 2.8 L tem 200cv, o que não é necessariamente ruim, mas quando se trata de picapes, potência nunca é de mais. A Silverado 1500 LT cabine dupla é vendida nos EUA com preços em torno de $40,500 dólares.

Ford F-150 XLT – Mais potente, mais econômica e ainda por cima é mais barata que a Silverado. A F-150 é tão caminhonete, que algumas importadoras importam o modelo para o Brasil. O engraçado é o perfil de quem compra uma F-150 no Brasil. Geralmente são pessoas que passam longe de colocar essa picape num serviço pesado. Pelo preço que pagam, não deviam nem sair de casa. No Brasil esse tipo de carro vira atração turística e provavelmente nunca será lançada oficialmente, porque até nossas ruas são estreitas para uma caminhonete desse porte.

GMC Sierra 1500 SLE Z71 – Esqueça todas as picapes que você conhece, porque essa monstruosidade está um nível acima das demais. Chamá-la de caminhonete é uma ofensa. Ela é um “quase-caminhão”. E talvez por isso o maior problema da Sierra seja os retrovisores laterais. Praticamente todas as avaliações destacaram que “são pequenos demais e isso dificulta na hora de manobrar”. Mas o que são retrovisores pequenos perto de uma nota máxima no principal teste de segurança dos EUA? E como potencia é indispensável, o motor é o mesmo V8 5.3 L de 355cv que equipa a Silverado, mas aqui leva uma ligeira vantagem, pois a Sierra 1500 é mais leve que a co-irmã da Chevrolet.

Ram 1500 SLT Big Horn  – Se na Silverado você puxaria um sítio inteiro e a Sierra é um “quase-caminhão”, a 1500 SLT Big horn é o que? Não faço ideia. Só sei que, com um motor de quase 400cv, você provavelmente puxaria um prédio inteiro. Além da potência e excelente capacidade de carga, a Big horn se destaca pelo conforto, interior bem acabado e pelo painel de instrumentos digital personalizável, que agrada até quem não gosta de picapes. E o preço dessa maravilha? Beira os $38 mil dólares na versão 4x4.

Toyota Tundra SR5 – Preço baixo, potente, boa capacidade de carga, design robusto e econômica. A Tundra é uma das melhores picapes vendidas nos EUA. Destaque especial fica por conta do motor V8, 5.7 L, que rende cerca de 380cv. O suficiente para puxar um “Titanic”. Se comparada com as outras 4 picapes, a Tundra é a "piorzinha". Mas o que faz dela uma opção bastante interessante são os preços, que variam entre $35 mil e $40 mil dólares. Vale destacar que a versão de entrada tem preço sugerido de $26 mil. Triste realidade? Que nada, triste mesmo é o fato de que nenhuma picape vendida no Brasil chega aos pés dela.

Se uma dessas picapes for lançada oficialmente no Brasil, o preço provavelmente passaria dos 100 mil reais. Aí você diz, “mas esse preço seria justificável pela qualidade superior.” Só que não. Seria simplesmente porque o nosso mercado está defasado em relação ao de outros países. Ao contrário do que o governo diz, o Brasil não é o país do futuro. Estamos presos nos anos 80 com Pampas, Chevys 500 e Fiorinos supervalorizados. Num país em que uma Fiat Strada custa mais de R$50 mil e são vendidas cerca de 10 mil unidades por mês, fica difícil acreditar numa mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário