Pular para o conteúdo principal

Fiat provoca Volkswagen em comemoração da liderança do Palio



Acompanhando a euforia que os fanáticos fãs da Fiat e própria montadora criou pelo fato do Fiat Palio ter conquistado a liderança em vendas, me lembrei de outras disputas, guerrinhas e não-sei-mais-o-que... O fanatismo entre Petistas e PSDBistas, os fãs da Microsoft, Apple, religiosos e tudo mais... A diferença aqui é que a troca de liderança pouco muda no nosso cenário.

A provocação é válida, mas há motivos para comemorar? No comercial da Fiat, o locutor diz que a liderança do Palio significa a evolução de cada brasileiro. Que o brasileiro agora é exigente, quer carros completos e por preço justo. Mas ele esquece o fato de que o Palio só alcançou o posto de carro mais vendido do Brasil graças as vendas dos modelos de entrada, os famosos “pelados”.

A evolução também não está no “querer ter um carro completo”. O brasileiro sempre quis ter carro completo, todo mundo quer. Mas assim como no passado, hoje ter um carro, popular (Palio Way 1.0), completo, pode custar até 40 mil reais. Quem, em sã consciência, gastaria quarenta mil reais em um Palio? Quem tem R$40.000 para gastar num Palio?

Obviamente os modelos mais vendidos continuam sendo os “peladões”.

Por tanto, queridos amigos, a troca na liderança não é motivo de comemoração, já que foi uma troca de 6 por meia dúzia. Palio, Gol, Uno... Não são carros inovadores e não representam evolução alguma. Tivesse o Bravo, Punto ou até mesmo o Linea alcançado esta marca, aí sim poderíamos comemorar uma “evolução”.

Para nós, brasileiros, é mais do mesmo. Já, para a Fiat, foi sim um golaço.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS VANTAGENS DE COMPRAR UM VW GOL

Muito tem se falado dos carros "nacionais". Uns metem o pau, outros elogiam e alguns até os veneram cegamente torcendo como se fossem times de futebol. A verdade é que existem vantagens e desvantagens nesses carros.

Num mercado tão peculiar como o nosso e cada vez mais exigente, fica difícil saber quais as verdadeiras vantagens de se comprar um automóvel "nacional". Vejamos então quais são as vantagens de se comprar um Gol, o carro mais vendido do Brasil, que hoje enfrenta uma queda brusca nas vendas por motivos óbvios.

CINCO CARROS 1.4 MAIS POTENTES

Sem delongas, vamos aos carros 1.4 "nacionais" mais potentes do mercado. Economia, conforto, espaço interno, nada disso vale aqui. O que vale é subir o morro tranquilo, com as bagagens e a família toda no carro. Será que isso é possível? Vamos à lista:


5 - Peugeot 207 1.4 16v
O 207 conseguiu uma façanha que parecia ser impossível. Ser menos potente que os motores Fiats. De imediato, os números não parecem surtir efeito. Mas é quando se anda no francesinho, que o desespero de pegar um morro vira rotina. O Citroen C3 tem o mesmo motor do 207.
Potência máxima (cv): 80,0 (G) / 82,0 (E) a 5.250 rpm
Torque máximo (kgf.m): 12,85 (G) / 12,85 (E) a 3.250 rpm

Ford vai utilizar o Microsoft HoloLens para projetar carros

Criticado por uns e amado por outros, o Microsoft HoloLens vem ganhando força no setor industrial. A prova disso é que a Ford se uniu à Microsoft para projetar seus carros em realidade aumentada.