PESQUISE NO BLOG

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Nova redução de IPI para carros pode estar próxima

Lá em meados de 2012 eu publiquei aqui uma série de posts alertando que a redução temporária do IPI para carros zero km era um tiro no pé do Governo, que o ideal não era a redução temporária, mas sim a extinção do imposto. Não deu em outra. O mercado de carros hoje depende exclusivamente de tal redução. As montadoras estão com os pátios lotados, as concessionarias não vendem a meta e o resultado disso tudo é o mesmo de sempre. Demissões em massa.

A VW, por exemplo, está com a produção parada há mais de um mês.

Por essas e outras e, pelo fantasma do desemprego, há uma forte corrente que tem pressionado o Governo para reduzir novamente o IPI dos carros zero km.

Alguns especialistas dizem que a única saída para que não aja demissões em massa e manche ainda mais os resultados econômicos do anual Governo, é mesmo a redução do IPI. Outros dizem que com o tempo os pátios vão se esvaziar e tudo vai voltar ao que era.

Bem, ao que era já voltando. O mercado de carros usados voltou a crescer.

É uma guerra que não acaba mais. De um lado as montadoras, que não reduzem os lucros exorbitantes. Do outro, o Governo, que não abre mão dos altos impostos. E no meio disso tudo, quem apanha feio somos nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário