Pular para o conteúdo principal

Tecnologia da Nissan permite controlar carros com o poder da mente


Como se não bastasse os veículos autônomos, que se deslocam sozinhos pelas ruas, agora também poderemos ter as ruas ocupadas por carros controlados pela mente dos seus motoristas. Pelo menos é o que promete a montadora japonesa Nissan, que anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia capaz de interpretar os sinais emitidos pelo cérebro.

Batizada de "Brain-to-Vehicle", ou B2V, a tecnologia consegue captar a atividade cerebral do motorista, permitendo que o mesmo dirija o carro apenas pelo pensamento. Além disso, o B2V analisa toda a atividade cerebral e é capaz até mesmo de antecipar qual ação o motorista vai fazer em um acidente, ou mesmo durante um percurso tranquilo.

Ele prevê o que o motorista pretende fazer antecipando a ação e fazendo com que o carro deva virar na próxima esquina. No caso de acidentes, ele pode prever a reação que o motorista tomaria, escolhendo o melhor a ser feito. Além disso, o sistema também consegue detectar desconfortos e sensações do motorista, ativando a inteligência artificial e fazendo com que ela assuma o controle do veículo.

Por enquanto há apenas um vídeo onde a própria montadora faz uma apresentação do sistema, mas a tecnologia só será apresentada de forma oficial durante a CES 2018, que acontece no próximo dia 7 de janeiro.

Comentários